Cuidando de gerações.

Desafio
São raras as marcas que podem se dizer tradicionais de verdade. A Gemballa é uma delas. São mais de 80 anos de história no Alto Vale do Itajaí, onde construiu uma trajetória de dedicação ao bem-estar e saúde de seus clientes, cuidando de gerações.
Com o passar dos anos, o universo visual da marca e sua oferta foi sofrendo improvisos, resultando em uniformidade e uma certa desordem na comunicação da marca.
Estratégia
Desde o começo do projeto, sabíamos que se tratava de uma marca com muita história e valores. Isso ficou ainda mais claro nas entrevistas de diagnóstico. Dessa maneira, pensamos em um projeto que respeitasse o que já foi construído, mas que ao mesmo tempo organizasse a marca.
Contribuímos na parte de arquitetura de marca, resolvendo a complexidade da sua estrutura de portfólio de marcas, alinhando a oferta.



Identidade Visual
Ao organizar sistematicamente a marca, cuidamos também do redesign do logotipo, desenvolvimento de sua identidade visual e, por fim, da construção de um manual de marca que guiará a utilização da identidade visual em seus pontos de contato e comunicação nos próximos anos.
Desenvolvido originalmente pelo próprio Dr. Guilherme Gemballa, o símbolo construiu uma identidade para a marca ao longo de décadas. Dessa forma, buscamos atualizá-lo sem perder sua essência tradicional.
Suas formas foram renovadas, trazendo características contemporâneas. Arredondamos as extremidades e contra-formas de sua tipografia – para dar um ar mais amigável – e, principalmente, arrematamos os detalhes do símbolo através de alinhamento geométrico.
A tagline foi reposicionada, para que a leitura da marca estivesse alinhada com a forma que a empresa é mais conhecida – Farmácias Gemballa –, reduzindo o espaço utilizado e facilitando sua legibilidade.
Definimos uma família tipográfica, estabelecemos cores oficiais e criamos um grafismo para complementar o seu universo visual. Assim, organizamos a marca das Farmácias Gemballa, de dentro para fora, respeitando sua essência e história.







